quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

GIRA NORDESTE 2011 - SERTÃO - SÃO JOSÉ DE PIRANHAS - PB

Dia 14-01 - Saímos de Caruaru ainda pela manhã em direção ao sertão para a sequência de apresentações pelo V Festival Rock de Cordel no Circuito Sertão é mais Rock. Nosso destino foi São José de Piranhas, e pela primeira vez em nossas vidas presenciamos ao vivo o cenário dessa região do Nordeste. Bem diferente do litoral e zona da mata, o sertão é de fato árido e muito quente. Não diferente dos dias quentes do interior de São Paulo (região nordeste como Ribeirão Preto, Serrana, São José do Rio Preto...), mas por lá tem ainda a questão da seca que em alguns anos ataca forte aquela gente. Esse ano, a chuva caiu, e a paisagem contava com vegetação verdinha. Ao conhecer as pessoas do sertão da Paraíba soubemos que basta uma chuva para o cenário mudar e ficar tudo verde.

Percorremos muitos quilômetros até chegar na cidade de São José de Piranhas - PB, pela noite. Comemos o tradicional baião de dois e fomos para a praça central da pequena cidade, um event
o totalmente livre, na rua, com a presença dos moradores. Fantástico. Tudo organizado em parceria com a prefeitura e fundação de cultura local. Foi em São José de Piranhas que conhecemos o organizador do Sertão tem mais Rock, Osvaldo, e o diretor de cultura da cidade, Jorge.

Houve uma inversão nos horários das bandas e a primeira apresentação da noite ficou por conta do Pegado e a Peleja. Ainda tiveram Arlequim Rock'nRoll Band e Profecia ambas de Cajazeiras (cidade vizinha a S.J.de Piranhas). Babi Jaques e Os Sicilianos subiram no palco e o público ficou muito surpreso
com a performance da banda. Com toda encenação proposta e
a musicalidade dos pernambucanos não poderia ser diferente.




O Íbis fechou a noite que inaugurou o rock na cidade (foi a primeira vez que ocorria um evento assim em S.J. de Piranhas), e mandou ver seu rock básico e suas histórias de derrotas. Na base dos três acordes e músicas em sequência, com intervalos para "charlas".









No dia seguinte ainda demos uma volta na cidade junto com nosso mais novo amigo Jorge, e a banda cearense Parabólicos (CE). Conhecemos a cidade que seca as roupas na calçada e mantém suas árvores nas ruas. Tomamos café na sombra e falamos com o padre Nicodemus, um ativismo cultural e eclético de São José. Foi surpreendente poder conhecer essa gente tão receptiva e por mais longe que seja o Sertão, parece que estávamos em Serrana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário